Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Plantonista x Objeção de Consciência

Atuar com autonomia, respeitado os ditames de consciência, é algo garantido aos profissionais da Medicina, Odontologia e Medicina Veterinária. E ao plantonista, por exemplo, de um hospital público: A ele também é garantido o direito de objeção de consciência?

Publicado por Getúlio Costa Melo
há 4 anos

SIM E DEPENDE!

A depender do atendimento, é indicado ao plantonista informar ao paciente quais procedimentos são disponibilizados para o caso concreto, facultando a ele (paciente) a escolha.

Se o procedimento escolhido vai ao encontro da objeção de consciência do profissional, deverá ele negar o atendimento, porém com cautela!

Acontece que se o atendimento for de urgência e emergência, paciente podendo expressar (ou tendo um TCLE ou documento similar anteriormente assinado) e não tendo outro profissional disponível e competente para o atendimento, deverá o plantonista atuar.

E é claro: Se durante o atendimento de urgência e emergência surja algum impedimento no procedimento escolhido pelo paciente, deve o profissional atuar da forma que melhor preserve a vida do paciente.

Além de tudo, sempre manter atualizado os fatos no prontuário e manter uma comunicação ativa com a equipe médica, para uma maior segurança nas atuações.

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações76
  • Seguidores125
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações235
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/plantonista-x-objecao-de-consciencia/808748893

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)